Por que fazer um Check-up Vascular? 5 respostas

A prevenção é um dos melhores remédios para o combate contra todos os males. Mas nem sempre temos conhecimento das providências a serem tomadas para assegurar o melhor. Não é diferente quando o assunto é saúde. Por esse mesmo motivo surge a dúvida: Por que fazer um Check-up Vascular? 5 respostas serão dadas agora para que se possa entender esse importante procedimento e colocá-lo no seu check-list de afazeres pessoais.

1 – O que é um check-up vascular?
O check-up vascular consiste em uma consulta clínica especializada, realizada pelo Angiologista/Cirurgião Vascular, onde serão realizadas a pesquisa dos sintomas/sinais e dos principais fatores de risco associados às principais doenças vasculares.
O paciente será submetido a um exame físico detalhado e serão solicitados exames laboratoriais (coagulograma, hemograma, exames de função renal, glicemia de jejum, triglicerídeos, colesterol total e frações, entre outros) e de imagem (radiografias, ecocolor Doppler vascular, angiotomografia, ecocardiograma, eletrocardiograma, entre outros exames) de acordo com seus sinais e sintomas.

2 – Qual o objetivo do check – up vascular?
O principal objetivo do check-up vascular consiste na prevenção das principais doenças vasculares, que na grande maioria das vezes são doenças que não manifestam sintomas (doenças “silenciosas”). Além disso, faz parte do check-up vascular alertar o paciente sobre as doenças vasculares silenciosas e orientá-lo quanto a necessidade da adoção de hábitos de vida saudáveis, como dieta equilibrada, atividades físicas regulares e acompanhamento médico periódico.
Outro objetivo do check-up vascular é realizar o diagnóstico o mais precoce possível daquelas doenças já instaladas, ou seja, daquelas doenças que o paciente já apresenta mas que ele ainda não sabe que possui, porque são doenças silenciosas. Este diagnóstico precoce é fundamental para a qualidade de vida dos pacientes e para evitar complicações futuras.

3 – Quais os principais fatores de risco para as doenças vasculares?
Os fatores de risco para as doenças vasculares são os mesmos fatores de risco para as doenças que acometem o coração.
Pressão alta, diabetes mellitus, sobrepeso, obesidade, sedentarismo, colesterol elevado (dislipidemia), tabagismo e depressão são fatores de risco importantes e que devem ser prevenidos e tratados precocemente porque favorecem o surgimento das doenças vasculares.

4 – Quais as doenças vasculares que podem ser prevenidas ou identificadas durante o check-up vascular?
A maioria das doenças vasculares podem ser prevenidas e identificadas durante o check-up vascular. Alguns exemplos são:
– Acidente Vascular Cerebral (derrame cerebral) – causado pelo entupimento das artérias carótidas, que são as artérias que perfundem o cérebro.
– Aneurismas de aorta –dilatações irreversíveis da parede da aorta, que resultam em sua rotura, com altíssima taxa de mortalidade.
– Doença arterial Periférica (“má circulação”) – causada pela presença de placas de colesterol na parede das artérias das pernas.
– Insuficiência Venosa Crônica – caracterizada pela presença de varizes, dermatite ocre e úlcera no membro inferior.
– Trombose venosa profunda – entupimento venoso por trombo (coágulo sanguíneo), com risco elevado de embolia pulmonar.
– Hipertensão Renovascular – hipertensão arterial de difícil controle mesmo com 2 ou 3 classes de medicamentos anti-hipertensivos, causado pela presença de placas de ateroma na artéria renal.
– Pé Diabético – complicação macrovascular e neurológica da diabetes mellitus, resultando em perda da sensibilidade nos pés, deformidades ósseas, infecção óssea, úlcera plantar e risco elevado de perda do membro.

5 – A partir de quando sugere-se que o paciente realize o seu check-up vascular?
Todo paciente portador dos fatores de risco para doenças cardíacas e vasculares deve fazer seu check-up vascular. Todos os pacientes acima dos 50 anos devem procurar um Angiologista/Cirurgião Vascular para realizar seu check-up vascular.

Cirurgia Vascular - RQE no 51428 Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular RQE no 51428-1 Ecografia Vascular com Doppler RQE no 51428-2

Cirurgia Vascular – RQE no 51428
Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular RQE no 51428-1
Ecografia Vascular com Doppler RQE no 51428-2

Prof. Dr Sthefano Atique Gabriel (CRM/SP 130.437) é Angiologista e Cirurgião Vascular com especializações em Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular;Ecografia Vascular com Doppler. É também professor no curso de Medicina da Unilago em São José do Rio Preto – SP.

Comments are closed.