6 respostas para conhecer o Coração

Postado em  Sem categoria No Comments

Coração, uma máquina mais que perfeita! Pensar em coração é pensar em vigor, em fôlego e na energia. E para saber mais sobre este importante músculo que fica do lado esquerdo do peito, leia as 6 respostas para conhecer o Coração.

1) Existe relação entre o coração e os outros sistemas orgânicos?
Da mesma forma que uma orquestra depende de seu regente, o coração é um eminente maestro de nosso corpo, oferecendo substratos e combustível para todos os nossos sistemas orgânicos.

2) Quais estruturas nobres integram o coração humano?
O coração é segmentado em quatro cavidades (dois átrios e dois ventrículos), possui um arcabouço muscular chamado miocárdio, quatro importantes valvas – mitral, aórtica, tricúspide e pulmonar e um sistema elétrico autônomo de condução. As quatro cavidades cardíacas são como uma casa de dois andares, sendo que no andar superior estão os dois átrios – direito e esquerdo e, no andar inferior, os dois ventrículos – direito e esquerdo. Os átrios possuem massa muscular menor em relação aos ventrículos; o átrio direito recebe o sangue que vem da cabeça, membros superiores, inferiores e órgãos torácicos e abdominais. O átrio esquerdo recebe o sangue que vem oxigenado dos pulmões. Os ventrículos executam função pulsátil – o ventrículo direito bombeia sangue, via tronco pulmonar, para os pulmões e o ventrículo esquerdo bombeia sangue, via artéria aorta, para o restante do corpo.

3) O que é miocárdio e qual sua função?
O miocárdio é um agregado de fibras musculares, que desempenham as funções de contração (sístole) e relaxamento (diástole), desde o período intra-útero até a morte. Existe uma arquitetura muito bem definida destas fibras, uma conformação geométrica que atribui a estas fibras uma capacidade de propulsão do sangue para todos os sistemas orgânicos do corpo, entregando oxigênio e nutrientes.

4) O coração humano tem 4 valvas principais – qual a função delas ?
As valvas aórtica e mitral estão conectadas ao lado esquerdo do coração. A valva mitral controla o fluxo de entrada do sangue no ventrículo esquerdo e a valva aórtica é responsável pelo controle do fluxo que sai do ventrículo esquerdo. As valvas tricúspide e pulmonar estão conectadas ao lado direito do coração. A valva tricúspide controla o fluxo de entrada do sangue no ventrículo direito e a valva pulmonar é responsável pelo controle do fluxo que sai do ventrículo direito.

5) Como o coração consegue bater em parar?
O coração abriga um conjunto de estruturas nobres, que são capazes de manter nosso organismo vivo durante até 100 anos (às vezes até mais), batendo ininterruptamente. O sistema elétrico cardíaco de condução consiste num conjunto de impulsos elétricos que são gerados em pontos específicos do coração, produzindo o batimento contínuo e firme do miocárdio. Este sistema elétrico também se caracteriza por uma natureza autônoma, permitindo que o coração produza batimentos, ainda que batimentos dispersos e isolados, em situações extremas como no caso de morte cerebral.

6) O homem conseguirá reproduzir um coração artificialmente de forma perfeita ?
O coração possui uma geometria equilibrada, suas estruturas apresentam funcionalidade muito bem delimitada e dificilmente o homem conseguirá reproduzir artificialmente uma máquina tão perfeita e com tantas particularidades.
—————————————

Cirurgia Cardiovascular CRM: 105226 | SÃO JOSÉ DO RIO PRETO RUA ADIB BUCHALA, 220 - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SP (17) 3121-9035

Cirurgia Cardiovascular
CRM: 105226 | SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
RUA ADIB BUCHALA, 220 – SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SP
(17) 3121-9035

Prof. Dr. Edmo Atique Gabriel (CRM/SP105.226) é cardiologista, professor livre-docente, avaliador do Inep/Mec de Escolas Médicas; Avaliador Ibes/Ona de Acreditação Hospitalar e coordenador do curso de Medicina da Unilago em São José do Rio Preto.

Comments are closed.